Para que serve a Universidade?
O significado de Universidade vem do latim, universitas, que significa totalidade, nesse sentido chegamos a um ponto interessante. Uma das universidades mais antigas do mundo, a Universidade de Paris, que tem o lema “Universitas magistrorum et scholarium” que em latim significa “comunidade de professores e estudiosos” e podemos entender como “todos os que ensinam e aprendem, ou, antes de tudo, a frequentam para obter um grau ou título universitário”.
Hoje sabemos que quem ensina aprende e quem aprende também ensina , sendo o ensino uma via de mão dupla. Portanto, é fundamental que os participantes da universidade se organizem para também ensinar entre si e ter autonomia perante os conhecimentos que os docentes passaram.
É inegável que a Ciência da Computação tem um papel importantíssimo no desenvolvimento geral, pode-se agir em conjunto com pessoas do curso de Letras, Biologia, Pedagogia, Tradução, Química e outros cursos quaisquer. Isso sim seria uma Universidade, pois trata o conhecimento como um bloco único, algo que Alan Turing também manifestava em seus trabalhos, pois o conhecimento é universal. Pare um pouco e pense sobre a relação entre um curso de Letras e um curso de Biologia, é possível analisar a linguagem dos animais, como por exemplo as abelhas e entender o significado de suas danças ou então a relação entre Química e Biologia, onde podemos estudar a preservação das abelhas com compostos atóxicos.
A Universidade com U maiúsculo precisa de discentes (alunas e alunos) e docentes que tenham disposição de aprender e de ensinar, especialmente em um cenário onde o mercado de trabalho nos cobra a capacidade de aprender por mais tempo do que os nossos pais, algo que era cobrado em posições de pesquisa. Nesse sentido, é impossível encarar a universidade em uma perspectiva individualista, onde o saber pertence apenas a você, esse é um caminho curto. Precisamos organizar minicursos, palestras, debates para que a Universidade seja ‘Universitas’ de verdade durante o ano inteiro, precisamos chamar as pessoas que estão do nosso lado para falar o que sabem e nós não sabemos. A prova disso foi que uma vez um professor colocou 4 discentes para discutir um problema e deu 2 horas para resolverem, o problema foi resolvido e a solução foi um tempo atrás resultado de um doutorado.
Portando, precisamos ter um comportamento universal para a resolução dos nossos problemas, pensar, aprender e ensinar juntos ou então podemos amargar o futuro do filme Idiocracy. Porque sozinhos não conseguimos ir longe, afinal o livro também é um modo de se comunicar com as pessoas que já morreram ou estão longe, que tal falar também com as pessoas vivas e próximas?
Possíveis soluções para ter uma 'universitas'?
Fale com as entidades e docentes do seu campus ou onde quer que você esteja e proponha atividades para ensinar o que você sabe, procure pessoas que saibam assuntos que você não sabe e instigue a ensinarem também. Se uma entidade demonstrar pouco interesse em que você se dispõe a ensinar, procure outra, não perca tempo.